Comunicação | newsletter »»» | Comunicados à Imprensa »»» | Boletins »»» | Prémio de Jornalismo »»»

 

PreJor1601

Distinguidos Observador, Negócios, Jornal de Notícias e TSF

Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local
foi entregue na sede da ANMP

[24 de maio de 2016]

O Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local foi entregue, em cerimónia pública, na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra, numa sessão solene que contou com a presença de todos os premiados, do patrocinador Lusitânia Companhia de Seguros, de uma representação do júri, dos colaboradores da Associação, do Secretário Geral e do Presidente da ANMP.

O júri do Prémio ANMP de Jornalismo e Poder Local 2016, composto pela jornalista Sara Otto Coelho, vencedora da edição de 2015 do mesmo Prémio, por Isabel Nobre Vargues, Professora da Universidade de Coimbra, João Fonseca, jornalista da Agência Lusa, Sérgio Azenha, fotojornalista de vários órgãos de comunicação social, e Miguel Costa Gomes, vice-presidente da ANMP, decidiu atribuir um 1.º Prémio e duas menções honrosas na categoria de Imprensa e um 1.º Prémio na categoria de Rádio.

Na categoria de Imprensa, o júri decidiu atribuir o 1.º Prémio ao trabalho “Os lisboetas sonham, a câmara quer. E a obra, nasce?”, do jornalista João Pedro Pincha, do jornal online Observador; a 1ª Menção Honrosa ao trabalho “É um festival de estrangeiros e de dinheiro que invade Coura”, do jornalista Bruno Simões, do jornal Negócios; e a 2.ª Menção Honrosa ao trabalho “Água ficará mais cara para as famílias de todo o país”, da jornalista Alexandra Figueira, do Jornal de Notícias.

Na categoria de Rádio, o júri decidiu atribuir o 1.º Prémio ao trabalho “A escola do rock”, do jornalista Rui Tukayana, com sonoplastia de Joaquim Dias, uma Grande Reportagem da TSF – Rádio Notícias.

Conforme determina o regulamento do Prémio, os jornalistas distinguidos com o 1.º prémio na categoria de Imprensa e na categoria de Rádio receberam, cada um, um diploma e um cheque de 1500€. Os jornalistas distinguidos com as menções honrosas receberam um diploma e um voucher a utilizar numa pousada de Portugal. Todos os prémios foram patrocinados, em exclusivo, pela Lusitânia Companhia de Seguros.

O regulamento prevê ainda as categorias de Televisão e de Fotojornalismo, mas não foram apresentados trabalhos concorrentes, pelo que se reforça o desafio de que, no próximo ano, possam estar em concurso trabalhos em todas as categorias: Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo, sem esquecer, naturalmente, os estudantes de jornalismo que podem concorrer em todas as categorias.

Legenda da Foto

Paulo Conceição (Diretor da Lusitânia Companhia de Seguros), João Pedro Pincha (Observador), Bruno Simões (Negócios) Alexandra Figueira (Jornal de Notícias), Rui Tukayana (TSF), Manuel Machado (Presidente da ANMP).

Trabalhos:

- Categoria de Imprensa: 1.º prémio (João Pedro Pincha-Observador)|  1ª Menção Honrosa (Bruno Simões-Jornal Negócios)| 2ª Menção Honrosa(Alexandra Figueira-Jornal de Notícias)

- Categoria de Rádio: 1.º prémio (uma Grande Reportagem da TSF – Rádio Notícias)

O "Prémio ANMP – Jornalismo e Poder Local" 2016 contou com o patrocínio da Lusitânia, Companhia de Seguros, que considera relevante a atribuição do Prémio.
Lusitânia


 » Edição de 2016 (REGULAMENTO)


Imagens da cerimónia: