Seminário ― Experiências municipais na defesa do Património Azulejar Português

 

1.No âmbito do Projecto SOS Azulejo (www.sosazulejo.com), liderado pela Escola de Polícia Judiciária (EPJ), a ANMP vai promover, no dia 18 de Junho de 2010, na Figueira da Foz, na Casa do Paço, (ver mapa de localização), um Seminário cujo objectivo principal é o de divulgar e discutir boas práticas municipais sobre a segurança, preservação e conservação desse património histórico e artístico, inigualável a nível mundial, que é o azulejo português.

O património azulejar português tem vindo a ser objecto de furtos frequentes e de destruição por incúria ou vandalismo, associando-se a ANMP ao conjunto de entidades (EPJ, IGESPAR, Instituto Politécnico de Tomar, Rede Temática de Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel Santos Simões, GNR e PSP) que têm tido intervenção neste Projecto de salvaguarda.

 

2.No caso do Património Azulejar existente na área desse Município ser relevante e carente de iniciativas de salvaguarda, vimos convidar essa Câmara Municipal a fazer-se representar, para o que junto enviamos o Programa e Ficha de Inscrição, que agradecemos seja remetida à ANMP até ao dia 15 de Junho.
 

 

3. Se essa Câmara Municipal tiver uma experiência relevante nesta área, que pretenda apresentar através de intervenção (até 10 minutos) a incluir no Tema 3, agradecemos informação nesse sentido, até ao dia 31 de Maio, tendo em vista o eventual ajuste do Programa.