ANMP CART 4025A

 Associação Nacional de Municípios Portugueses

 celebrou os 40 anos do 25 de Abril de 1974

 

A Associação Nacional de Municípios Portugueses celebrou os 40 anos do 25 de Abril de 1974 sob o lema “O Poder Local ao serviço da Democracia”.

O ponto alto da celebração da revolução dos cravos, na ANMP, em Coimbra, foi uma conferência subordinada ao tema “25 de Abril: 40 anos de democracia”, proferida pelo político João Bosco Mota Amaral e pelo historiador Amadeu Carvalho Homem, e moderada por Maria Odete Isabel, eleita presidente da Câmara Municipal da Mealhada nas primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril de 1974.

Nesta conferência, além dos associados, foram convidados a assistir os demais cidadãos, numa perspectiva plural e democrática de abertura da sede da ANMP aos munícipes.

Uns e outros ouviram a história da primeira madrugada e dos primeiros dias da revolução recordada por Mota Amaral e escutaram as preocupações manifestadas por Amadeu Carvalho Homem. Os dois oradores, apesar de se posicionarem em campos políticos afastados, estabeleceram um diagnóstico semelhante para os problemas da democracia, tendo Mota Amaral defendido a reforma dos círculos eleitorais e Amadeu Carvalho Homem apontado a possibilidade de um sistema presidencialista de regime e de governo para Portugal.